sábado, 25 de setembro de 2010

Jesus não é o Arcanjo Minguel

Apologia


Alguns falsos mestres ensinam que Jesus é o Arcanjo Miguel. Porém este argumento não resiste a uma análise mais detalhada das Sagradas Escrituras. Miguel significa " quem é semelhante a Deus?". Apesar de alguns quererem afirmar que essa interrogativa indique que Miguel seja Jesus, tal argumentação não tem procedência. Outro exemplo: Daniel significa "Deus é meu Juiz ou Deus é Juiz". Enfim, poderíamos dar vários exemplos e mostrar que os nomes referentes aos servos de Deus têm uma etimologia voltada ao Senhor. Isso não faz nenhum deles ser Deus!


Dois pontos a ser considerados:
1- Mas quando o Arcanjo Miguel discutindo com o diabo, disputava a respeito do corpo de Moisés, não ousou pronunciar contra ele juizo de maldição, mas disse: O Senhor te repreenda. Jd 1.9.


2- Esses falsos mestres usam o texto de I Ts 4.16 para defenderem a tese que Jesus é o Arcanjo Miguel; " Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz de arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro".


No primeiro ponto temos Miguel repreendendo o diabo a respeito do corpo de Moisés. E o que vemos está tão claro que dispensaria qualquer explicação, porém vamos a análise. Ora, como sendo Jesus o Arcanjo Miguel, poderia dizer: "o Senhor lhe repreenda". Sendo o Senhor neste texto o próprio Jesus, não seria isto uma incoerência dizer que Jesus e o Arcanjo Miguel são a mesma pessoa? Deus não é Deus de confusão (I Cor 14.33). Assim como está escrito: "... todavia para nós há um só Deus, o Pai, e para quem nós vivemos, e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual existem todas as coisas, e por ele nós também" ( I Cor 8.6). Portanto fica patente aos nossos olhos que Miguel é Miguel e Jesus é o Senhor!


No segundo ponto temos um grave erro interpretativo; análise de duas traduções diferentes.


I Ts 4.16 - Bep ( Bíblia de Estudo Pentecostal)
"Porque o Senhor mesmo descerá do céu com grande brado, à voz de arcanjo, ao som da trombeta de Deus, e os que morreram em Cristo ressuscitarão primeiro".


Scofield - "Portanto o Senhor mesmo, dada a sua palavra de ordem, ouvida a voz do arcanjo e ressoada a trombeta de Deus, descerá dos céus, e os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro. Podemos observar que de uma tradução para a outra não existe diferença, embora a segunda mostre com maior ênfase do que a primeira,que Jesus virá sobre a voz do arcanjo.


Consultando o grego da Sociedade Bíblica Trinitariana (The Trinitarian Bible Society), pude fazer a seguinte interpretação:


• O próprio Senhor - Paulo deixa claro que não é outra pessoa a não ser o próprio Senhor Jesus quando usa o termo grego autós= de si próprio.
• Grito de ordem - O Senhor Jesus dará ordem ao arcanjo.
• O arcanjo executará a ordem do Senhor - O arcanjo por sua vez executará a ordem com a sua voz.
• A trombeta de Deus ressoará - Quando a trombeta ressoar os mortos em Cristo ressuscitarão primeiro.


A conotação de arcanjo no texto não se refere a Jesus, e sim ao arcanjo Miguel, como o próprio prefixo grego "arc" indica, o principal ou príncipe dos anjos, comandante do exército angelical.


A bíblia apresenta muitas diferenças entre Jesus e Miguel:
Jesus é Criador (Jo 1.3);Miguel é criatura (Cl 1.16).
Jesus é Adorado por todos os anjos(Hb 1.6);Miguel é um anjo principal=arcanjo, e não pode ser adorado (Ap 22.8-9).
Jesus é o Rei dos Reis (Ap 17.14); Miguel é principe (Dn 10.13).


Há portanto, clara distinção entre Jesus e Miguel. Jesus é o filho de Deus e Miguel é um arcanjo, ou seja, um anjo principal, comandante do exército angelical.

Autor: Pr Marcos Mota

Nenhum comentário:

Postar um comentário